08 de abril – Dia Mundial de Luta Contra o Câncer

O câncer ainda permanece como a segunda maior causa de morte no mundo.

Contudo, cerca de um terço dessas mortes poderia ter sido evitada com prevenção, detecção precoce e o acesso aos tratamentos disponíveis.

Neste 8 de abril, no Dia Mundial da Luta Contra o Câncer, a SGORJ junta-se a esse movimento para que possamos reverter esse quadro incentivando a prevenção da doença.

Nossa atenção se volta, em especial, às mulheres e aos cânceres ginecológicos – câncer de ovário, endometrial/uterino, cervical, vulvar e vaginal.

Esses tipos de câncer têm origem no crescimento descontrolado e na disseminação de células anormais oriundas dos órgãos reprodutivos femininos.

Cada tipo de câncer ginecológico apresenta fatores de risco diferentes e o risco aumenta com a idade, todavia, as duas coisas mais importantes a se fazer para prevenção são:

– optar por escolhas saudáveis em termos de dieta e atividade física;
– fazer os exames de rastreamento que podem resultar na detecção precoce de certos tipos de cânceres ginecológicos.

Além disso, fatores como histórico familiar, obesidade e HPV podem aumentar o risco de desenvolvimento do câncer ginecológico.

Cada câncer ginecológico possui variados sinais e sintomas (dependendo do tipo de câncer e até onde ele se espalhou), incluindo sangramento anormal, inchaço abdominal, dor durante a relação sexual e alterações nos hábitos intestinais e da bexiga – como esses sintomas podem estar associados com outras condições, é fundamental a palavra de um médico.

A maioria dos cânceres ginecológicos é diagnosticada através de uma biópsia cirúrgica e o tratamento pode envolver cirurgia, quimioterapia ou até mesmo radiação.

Os cânceres ginecológicos são frequentemente tratáveis, por isso, a palavra-chave é prevenção.

SGORJ sempre em luta pela saúde da mulher.


Cadastre-se e receba novidades