Dor no sexo é normal?

Quase todas as mulheres sentem dor durante o sexo em algum momento da vida sexual. Para algumas, a dor é apenas algo temporário, mas para outras, se torna um problema de longo prazo.

Dispareunia é o termo médico científico que designa relações sexuais dolorosas. Ele se refere à dor que pode ser sentida antes, durante e após o sexo.

Uma mulher pode experimentar dor no sexo se não houver lubrificação vaginal suficiente. A sensação dolorosa ainda pode ser sinal de um problema ginecológico (como vaginismo, cistos ovarianos, endometriose, infecção por fungos, menopausa ou mesmo doenças sexualmente transmissíveis). A dor pode surgir ainda como consequência de preocupações psicológicas ou emocionais.

Em geral, a mulher pode sentir dor durante o sexo na vulva, nas áreas ao redor da abertura da vagina ou dentro da vagina (sendo local mais comum de dor o períneo). Também é possível sentir dor na parte inferior das costas, pélvis, bexiga ou útero.

Dependendo da causa, a dispaurenia será tratada com lubrificantes sexuais, antibióticos para infecções, uso de um tipo diferente de controle de natalidade ou até mesmo intervenção cirúrgica.

É importante entender que não é normal sentir dor durante o sexo, existe uma grande diferença entre um pequeno desconforto e dor. Então, seja uma dor leve ou grave, se causa incômodo ou está inibindo a mulher de fazer sexo, definitivamente é hora conversar com um médico.

Toda mulher merece uma vida sexual feliz e saudável, sem dores e sem vergonha de desfrutar de um momento prazeroso natural da espécie humana.

SGORJ sempre em luta pela saúde da mulher.


Cadastre-se e receba novidades