Março Lilás – Conscientização do Câncer de Colo de útero

O Março Lilás é um movimento anual dedicado à conscientização sobre a importância da prevenção e combate ao câncer de colo do útero.

Em 2020, cerca de 604.000 mulheres foram diagnosticadas com câncer do colo do útero em todo o mundo e cerca de 342.000 mulheres morreram da doença. O seu pico de incidência se dá na faixa etária de 45-50 anos. O câncer do colo do útero é muito raro em mulheres com menos de 25 anos

De todos os casos de câncer do colo do útero, 99% deles estão ligados à infecção pelo papilomavírus humano ou HPV (mais comumente HPV 16 e HPV 18) – um vírus extremamente comum transmitido por contato sexual. Testes de HPV podem detectar a presença desse vírus antes que o câncer se desenvolva, mas a vacinação continua sendo a principal arma para reduzir significativamente o risco da doença.

A vacinação contra o HPV está disponível pelo PNI-MS nos postos de saúde para meninas de 9-14 anos de idade. E para as mulheres com alguma causa de imunossupressão até os 45 anos de idade. Mas a mulher que não foi vacina na idade oportuna deve ser orientada e incentivada a fazê-la.

Além disso, toda mulher sexualmente ativa a partir dos 25 anos deve iniciar o rastreio citológico. Para aquelas com imunossupressão o rastreio inicia a partir da atividade sexual independentemente da idade.

Um alerta muito importante é o uso do preservativo em todas as relações sexuais.

Se detectado precocemente, o câncer do colo do útero é um dos cânceres tratáveis com maior sucesso.

A SGORJ ressalta a importância do desenvolvimento de políticas de educação e promoção em saúde, visando principalmente as condições de saúde evitáveis para prevenir a transmissão do vírus HPV.


Cadastre-se e receba novidades