Obituário de José Chaves Meyrelles

José Chaves Meyrelles, nascido em Fortaleza, Ceará, no dia 7 de abril de 1931, o mais velho de 7 irmãos, em 1945, aos 14 anos de idade, com toda a família, mudou-se para o Rio de Janeiro em busca de melhores condições de vida, em consequência dos prejuizos que a segunda guerra mundial provocara.

No Rio de Janeiro cursou a Faculdade Nacional de Medicina que hoje faz parte da Universidade Federal do Rio de Janeiro, formando-se em 1955. Fez residência Médica no Hospital Pró-Matre iniciando promissora  carreira de Tocoginecologista.

No dia 6 de julho de 1957 casou-se com sua colega de especialidade Norma Império Meyrelles que ainda hoje continua trabalhando como exímia citologista. Tiveram 3 filhos, José, engenheiro, Ângela, ginecologista e João, oftalmologista.

Além de atender em sua Clínica, Meyrelles foi Chefe do Setor de Ginecologia e Chefe de Plantão da Maternidade Alexander Fleming; Chefe de Plantão da Maternidade do Hospital dos Servidores do Estado (IPASE) e Obstetra do Instituto de Assistência dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro (IASERJ).

Nas suas atividades político-sociais e educativas destacamos: Presidente da Associação de Ginecologia do Estado do Rio de Janeiro (SGORJ) e diversas vezes membro de sua Diretoria; integrou a Comissão Executiva do Programa de Controle do Câncer da Previdência Social; colaborou na Implantação da Secretaria Executiva da FEBRASGO e na criação do TEGO; participou da organização de diversos Congressos Estaduais e Nacionais.

No dia 17 de dezembro de 1971, juntamente com Norma e dezenas de ilustres médicos como João Paulo Rieper, Hildegard Stoltz, Manoel Baliú, José Maria Barcellos, fundamos o Centro de Patologia Cervical do Rio de Janeiro que se reunia mensalmente na Clínica São Carlos, no Humaitá e funcionou até 1978 quando a prefeitura destruiu parte da Clínica para alargar a rua, o que provocou enfarte mortal no Dr. Élvio Fuzer, que nos cedia o espaço, o que nos levou à desativação do Centro de Patologia.

José Chaves Meyrelles nos deixou no dia 05 de fevereiro de 2023 partindo para a eternidade. Certamente sua alma foi recebida com flores no Jardim do Éden.

Roberto Benzecry


Cadastre-se e receba novidades