Estética Vulvar

A vulva é uma área da pele que contém alta concentração de glândulas mucosas, nervos e vasos sanguíneos. É a parte externa dos genitais femininos que inclui a abertura da vagina, grandes lábios (lábios externos), pequenos lábios (lábios internos) e o clitóris.

Assim como outras partes do corpo, a área exige um cuidado especial, todavia, a vulva é uma área do corpo que muitas vezes era negligenciada – esse cenário parece estar mudando por questões estéticas.

As pressões sobre a beleza feminina parecem ter extrapolado a cobrança por um rosto perfeito. Procedimentos com o intuito de alterar a estética vulvar, de natureza cirúrgica e não cirúrgica, têm se tornando cada vez mais comuns.

Mas, afinal, o que é normal em termos de anatomia labial?

Um novo padrão para a vulva seria sem pelos e com os pequenos lábios totalmente ocultos pelos grandes lábios – o que for diferente disso passa a ser considerado inestético.

Por outro lado, muitos também acreditam que a ascensão do tema e um olhar mais cuidadoso para a estética da genitália feminina é porque por muitas gerações a saúde vaginal foi considerada um tabu e esses procedimentos não estavam disponíveis.

Dentre os processos cirúrgicos de estética genital feminina estão o rejuvenescimento vaginal, a labioplastia e a lipoescultura vulvar. Esses tratamentos têm grandes adeptas, especialmente, para mães após o parto, ou entre mulheres com perda significativa de peso ou que simplesmente estão envelhecendo.

Melhorias na estética vulvar, particularmente na reconstrução do complexo clitoriano e dos pequenos lábios, são difíceis e continuam sendo um desafio dos cirurgiões reconstrutores genitais.

Reside aí um desafio: embora médicos reconheçam a falta de evidências e respaldo científico para a realização de procedimentos voltados à estética vulvar, o grande questionamento a ser feito diz respeito às objeções éticas de realizar qualquer intervenção apenas com o objetivo estético.

SGORJ sempre em luta pela saúde da mulher.


Cadastre-se e receba novidades